Fale com Estranhos é um projeto de entrevistas em vídeo com anônimos pelas ruas do Brasil. As conversas são publicadas aqui em nosso site. Para ficar sabendo quando uma nova entrevista entra no ar inscreva-se em nosso canal no YouTube

sobre

Nunca fale com estranhos, dizem-nos as mães zelosas, desde a mais tenra infância. Sujeitos desconhecidos podem estar imbuídos das piores intenções – e se oferecerem uma bala ou bombom, melhor sair correndo.

Os dois estranhos deste projeto não oferecem doces, mas uma câmera, um microfone e minutos de atenção. Eles podem estar a qualquer momento em qualquer ponto do Brasil, da calçada da avenida Paulista a uma comunidade ribeirinha do Amazonas. Um cavalete amarelo com letras pretas convida os transeuntes a contrariar as ordens maternas. “Olá, venha aqui e fale com estranhos”.

São inúmeros os que atendem ao chamado. Há quem chore a perda de um ente querido. Há quem relate a maior alegria de sua vida, ou deseje os piores infortúnios para um desalmado que lhe partiu o coração. Existem os que informam sobre suas vidas passadas ou revelem participação decisiva nos rumos da economia mundial. Tem quem diga grandes verdades, tem quem invente grandes mentiras.

Os instantâneos de brasileiros comuns de diferentes lugares do país nos perturbam e nos emocionam por mostrar o extraordinário que há em cada um de nós. Somos imperfeitos, contraditórios, incoerentes e eventualmente obtusos, mas somos interessantíssimos.

Todos somos intrigantes. Todos, inclusive você, que está tomando sol na praia ou descendo a escadaria do metrô.

Ouvir você é a nossa missão.
Portanto, ao nos encontrar por aí, esqueça o que dizem as mães. E fale com estranhos.